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quinta-feira, 2 de junho de 2011

Rover 213


O modelo 213 da Rover foi um modelo que causou algumas dúvidas ás pessoas pois a Rover nunca tinha dado nome aos seus modelos, preferindo designações alfanuméricas. Então escolheu-se o nome de 213 para este modelo devido ás cilindradas, o 1300 ficaria designado como 213 e o 1600 como 216 ou seja o mais potente. Infelizmente, como já era tradição na Rover, a gama completa não estaria disponível no lançamento em Junho de 1984, uma vez que as versões equipadas com o motor S-Series iriam aparecer apenas um ano depois.
Os interiores foram mais trabalhados de forma a ficarem com um ar mais britânico e nacional.
O motor do Rover 213 era, indiscutivelmente, o mais avançado de sempre a ser colocado num Austin Rover e as especificações deste novo 1342 cc deixaram quem as leu impressionado.
Este bloco de 12v, desenvolvido em Tóquio, era mais económico que o que equipava o Acclaim, muito por culpa de alterações no carburador, face ao setup de duplo carburador utilizado pelo Triumph. Este motor somava a esta qualidade a sua leveza, devido à construção integral em alumínio, e era compacto devido às camisas dos cilindros “siamesas” (coisa que já havia sido feita num passado distante da British Leyland Motor Company).
Resumindo, o 213 era um carro óptimo quando analisado num qualquer concessionário ou estacionado – em suma, no que toca a qualidades estáticas. Perdia alguns pontos em condução mais prolongada e exigente, em nacionais, por exemplo – tudo isto devido a um simples ajuste (errado) do chassis.
Em 1987, a gama 200 recebeu um facelift de modo a continuar actual até ao final de 1989.

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